sábado, 28 de mayo de 2011

Roberto Sosa: a poesia como arma de resistência em Honduras

Foto wikicommons
Por Giorgio Trucchi - Opera Mundi

Os desprovidos, os excluídos e a injustiça social que reina em Honduras foram os elementos fundamentais de sua obra. Na madrugada de 23 de maio, aos 81 anos, faleceu o grande poeta hondurenho Roberto Sosa, o primeiro latino-americano a receber o Prêmio Adonáis de Poesia, concedido anualmente na Espanha, em 1968. Três anos depois, ganhou o Prêmio Casa de las Américas, de Cuba, por sua obra Un mundo para todos dividido. Três dias antes de fechar os olhos para sempre, Sosa soube que receberia mais um reconhecimento: o prêmio espanhol Rafael Alberti pelo conjunto de sua obra.

Foi um dos intelectuais mais importantes dos últimos 60 anos de seu país e da América Latina. “Sosa sempre teve uma visão muito crítica a respeito da impressionante desigualdade de nossa sociedade hondurenha, onde a imensa maioria da população se encontra desprovida e um setor minoritário é proprietário da maior parte da riqueza”, disse ao Opera Mundi a catedrática universitária e ativista das Mujeres en Resistencia de Honduras, Anarella Vélez Osejo.

Uma desigualdade que o poeta viveu na própria carne. Natural de Yoro, norte de Honduras, vindo de uma família de recursos muito escassos, Sosa se manteve a vida inteira com o que ganhava com o trabalho literário. “Sempre esteve ao lado das pessoas à margem da sociedade e esta posição é vista em sua literatura. Entre sua vida e sua obra, nunca houve contradição. Foi uma pessoa coerente com seu afazer literário e seu posicionamento político e social”, afirmou Vélez Osejo.

Los Pobres

Los pobres son muchos
y por eso
es imposible olvidarlos.

Seguramente
ven
en los amaneceres
múltiples edificios
donde ellos
quisieran habitar con sus hijos.

Pueden
llevar en hombros
el féretro de una estrella.

Pueden
destruir el aire como aves furiosas,
nublar el sol.

Pero desconociendo sus tesoros
entran y salen por espejos de sangre;
caminan y mueren despacio.

Por eso
es imposible olvidarlos.


Um posicionamento que ficou mais evidenciado na denúncia do golpe de Estado que, em junho de 2009, derrubou o presidente Manuel Zelaya. “Mel, figura carinhosa, tinha sofrido um golpe militar feito com os três agravantes da lei: premeditação, aleivosia e vantagem. Vieram à minha memória as recordações da década de 1980: desaparição forçada, crime seletivo, perseguição econômica e trabalhista”, escreveu Sosa poucos meses depois do golpe.

Em várias declarações e escritos, Sosa apontou os principais artífices do golpe, o chefe do Exército, Romeo Vásquez Velázquez, e Roberto Micheletti, “monstro bicéfalo coberto pelo guarda-chuva verde da empresa privada”, que instalaram “uma ditadura de caráter fascista, traduzida em perseguição e morte, agressões e violações a mulheres, toques de recolher e assalto à mão armada aos meios de comunicação a serviço da verdade”.

Também ressaltou a importância do surgimento da Resistência hondurenha, “uma multidão indignada e uma força social e política estendida aos quatro pontos cardinais da doce Honduras. Uma resistência massiva e organizada que não abaixa os braços e que não deixou de se manifestar contra o governo golpista”. Sua posição o obrigou a abandonar o país por razões de segurança. Esteve refugiado por um tempo na Nicarágua e, finalmente, decidiu voltar.

El Aire Que Nos Queda

Sobre las salas y ventanas sombreadas de abandono.
Sobre la huida de la primavera, ayer mismo ahogada
en un vaso de agua.
Sobre la viejísima melancolía (tejida
y destejida largamente) hija
de las grandes traiciones hechas a nuestros padres y abuelos:
estamos solos.

Sobre las sensaciones de vacío bajo los pies.
Sobre los pasadizos inclinados que el miedo y la duda edifican.
Sobre la tierra de nadie de la Historia: estamos solos
sin mundo,

desnudo al rojo vivo el barro que nos cubre, estrecho
en sus dos lados el aire que nos queda todavía.



“Foi o poeta universal de Honduras, o mais reconhecido de sua geração. O primeiro poeta que teve um discurso poético-social certeiro, sem metáforas, denunciando diretamente a corrupção, a violência e as condições nas quais vive a maioria do povo hondurenho”, lembrou Allan Fajardo, sociólogo e amigo pessoal de Sosa.

Em seu último adeus ao poeta, os Artistas en Resistencia declamaram: “Nossa dolorida Honduras levantou uma estrela em seus ombros e hoje vai com ela por suas ruas. Nossa poesia ganhou um ponto eterno no firmamento. Choramos o desaparecimento físico do melhor de nossa poesia viva, o poeta Roberto Sosa, homem e palavra que reuniu em si a dignidade que tantos encontramos como último recurso frente ao ataque constante daqueles que tentaram nos humilhar. Que sua poesia esteja presente nas bandeiras levantadas pelo povo em Resistência”. 

Fuente: http://operamundi.uol.com.br/conteudo/perfil/ROBERTO+SOSA+A+POESIA+COMO+ARMA+DE+RESISTENCIA+EM+HONDURAS_178.shtml

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